Medicina Integrativa:uma nova realidade

A partir de hoje ,diariamente, postarei notas sobre vários autores brasileiros e estrangeiros que analisam a Medicina Ortodoxa (oficial) e as diferentes possibilidades de avaliar e tratar a saude do individuo.Convido voce a analisar comigo esses textos e ajudar a disseminar o conhecimento adquirido.Muitos falam,já ha muito tempo…mas sempre foram vozes isoladas,incompreendidas.

Serão varias notas sobre cada autor,reproduzindo literalmente o que já disseram e indicando as referencias para voce pesquisar o que for de seu interesse.Assim voce estará tomando conhecimento do que se tem publicado sobre o tema e ajudará a repensar a saude.

É chegado o momento de nos mobilizarmos.O inconsciente coletivo aponta uma outra direção para a saúde.A necessidade de mudança de foco no tratar da saude hoje é cobrada pelo proprio paciente! A Medicina ortodoxa,numa atitude pouco inteligente, para não dizer arrogante, não se permitiu “complementarizar”.Não admitiu agregar valores conhecidos há muito tempo, em nome da tão falada “medicina baseada em evidencias”.Cometeu ai um grande erro!

Deixou passar,ao largo, a oportunidade de se agigantar, agregando todo conhecimento disponivel e enriquecendo o arsenal de opções a oferecer para a retomada da saude.Hoje existem várias “medicinas”,polarizadas sob as formas de Medicina ortodoxa e Medicina Alternativa ou Complementar ou Integrativa (prefiro essa terminologia).

A Medicina Integrativa já é uma realidade em alguns consultorios.Mas chega agora à esfera pública, no Rio de Janeiro,através do governador Sergio Cabral que oficializou a incorporação de praticas naturopaticas à rede do SUS,de forma a complementar a atividade médica ortodoxa. Se o intuito foi oferecer mais qualidade de vida aos portadores de doenças cronicas, provavelmente terá como “plus”,a médio prazo, a redução das internações e mesmo das consultas ambulatoriais nas unidades públicas (hoje superlotadas devido às doenças degenerativas,oriundas da enfase tão somente curativa da medicina oficial).Ou era esse o objetivo desde o inicio? Pelo menos sinaliza  a necessidade de promover mudanças!

Mas se não se incorporar o aspecto educativo/informativo às práticas naturopaticas elas correm o risco de não atender às expectativas porque,na realidade,a mudança é individual,de cada um de nós,e não funciona de outra forma.A forma de tratar muda ,é menos agressiva mas,é só mais uma maneira de tratar …um sintoma …e não o doente,como deve ser! Ainda assim é uma mudança que podemos e devemos comemorar. Outras mais virão,com certeza.

A seguir reproduzo parte do texto do médico Sergio Augusto Teixeira (em “Manual de sobrevivencia do ser humano”,EPUB,2003) que traduz o anseio de muitos de nós médicos.E eu posso afirmar que, de varias outras formas,mas com a mesma intenção,outras paginas foram escritas por muitos outros autores que aos poucos apresentarei àqueles que ainda não os conhecem.

“…tudo que desejamos é que exista no futuro uma só medicina,abrangendo tudo que o ser humano aprendeu durante tantos milhares de anos sobre si mesmo e sua relação com a natureza…”(Sergio Augusto Teixeira)
 
 

 

2 comments so far

  1. jose roberto cascardo on

    beth

    hoje releio teu blog e gostaria de informar-te que no quinto paragrafo a palavra neCEssidade aparece como nessidade.
    quanto ao conteudo ja te falei pessoalmente via internet ;
    sensacional!!!!!!!!!!!

    • elizabeth r.r. navarrete on

      Obrigada,Roberto!
      A correção já foi feita e que bom que voce gostou. Colabore tambem enviando posts relacionados à medicina.Vamos pensar juntos e informar muitos!
      Novidades e matérias interessantes,envie e mande seu comentario a respeito tambem. Bjs


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: